A RPG é um método revolucionário criado pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard para a correção de patologias do sistema musculoesquelético e trata dores nas costas, no quadril, nos tornozelo e nos ombros. Com certeza, você já deve ter sentido algumas delas.

O corpo funciona em cadeias musculares e uma lesão em determinado lugar gera compensações em outros, ou seja, quando uma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando.

As consequências vão além das dores podendo criar sintomas diversos, pois todos os nossos nervos principais saem da coluna vertebral.

Um exemplo é uma lesão nas vértebras cervicais superiores podem gerar perturbação da visão, do equilíbrio, dor de cabeça, zumbido e enjôo.

Uma lesão na coluna lombar pode atingir a parte de trás da barriga da perna, afetando todo o nervo ciático e assim consecutivamente.

BASES DA RPG

Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema musculoesquelético, a RPG trata o indivíduo como um todo, porque cada um tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.

A RPG consiste em ajustamentos osteomusculares afim de reequilibrar os músculos que mantêm a postura.

A RPG alonga e flexibiliza os músculos da estática, que são músculos que estão em constante retração e precisam de alongamento como os espinhais da coluna e fortalece os músculos da dinâmica como os abdominais, que tendem a relaxar e se tornar flácidos com o tempo.

Com isso, devolvemos ao músculo seu comprimento, sua flexibilidade, sua resistência, e sua força, liberando as articulações.

“A RPG é uma das mais eficientes ferramentas da fisioterapia para quem quer se livrar das dores no corpo”

Doenças que a RPG trata

  • Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), dores cervical e dorsal;
  • Neurológicas: hérnia de disco e labirintite;
  • Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite;
  • Respiratórias: asma e bronquite;
  • Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos;
  • Ocular: estrabismo.

Assista a Matéria”Dor nas costas” do programa Bem Estar da Rede Globo

RPG (Reeducação Postural Global)

RPG (Reeducação Postural Global)

Sugestão: comece o vídeo a partir de 6min e 50seg: http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/t/edicoes/v/problemas-na-coluna-podem-ser-resolvidos-com-fortalecimento-muscular/3638025/

Esse conteúdo foi útil para você?
Não esqueça de recomendar ele aos seus amigos através do Facebook e o Google. Obrigado!

Sentindo dores? Descubra o que é e como podemos lhe ajudar!

Gostou do nosso conteúdo? Ajude-nos a ser relevante, indique nossa página ao Google!
Facebook
Instagram