A quiropraxia instrumental consiste em reduzir os problemas articulares e vertebrais através de uma correção não manipulativa,através de um aparelho , capaz de liberar o tônus muscular a partir do sistema nervoso e sua reação reflexa.
Esta técnica teve origem pela escola americana de Logan e consiste no equilíbrio do corpo através de uma leve vibração ou micro thrust no sentido da correção da disfunção.
Quiropraxia instrumental, pra quê serve?
Destina-se a eliminar bloqueios estruturais, alterações posturais, dores agudas e crônicas, com a ajuda de um pequeno instrumento mecânico que produz uma vibração simples, suave e eficaz sem stress para o paciente. É baseada num protocolo de avaliação estruturado, a escolha é obtida por uma série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio.
Durante a nossa vida, o corpo é submetido a pressões, sobrecarga, stress, movimentos repetitivos e choques físicos. O corpo tem o hábito que deforma a coluna progressivamente, sempre no mesmo sentido, mas para cada paciente de forma diferente. Se um evento nos estressa, seus músculos se contraem, a deformação da coluna se amplia e uma torção é produzida na pelve e uma perna aparecerá mais curta durante o exame.
A vibração envia uma informação ao corpo, o qual aceita e desencadeia seu processo de auto-cura, restabelecendo uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxando os músculos.
Durante o tratamento, o paciente estará confortavelmente em decúbito ventral na primeira fase e de pé na segunda fase e o fisioterapeuta enviará através deste aparelho uma manipulação precisa, unidirecional sobre um determinado número de articulações.