Osteopatia - Tatiana Fisioterapia

Osteopatia – Tatiana Fisioterapia

Com mais de um século de idade, a osteopatia surgiu nos Estados Unidos em 1892 e a primeira escola foi criada pelo pai da osteopatia, Dr. Andrew Taylor Still

A osteopatia é uma disciplina terapêutica, embasada no estudo da anatomia e fisiologia do corpo humano e utiliza técnicas que buscam a normalização das funções alteradas intervindo nos diferentes tecidos do corpo humano (músculos, fáscias, ligamentos, vísceras, sistem nervoso e circulatório), pois são estes tecido que tem relação com o aparecimento das enfermidades.

O termo refere-se não só para o tratamento de problemas relacionadas com os ossos, mas com tudo que emana da estrutura musculoesquelética.

A osteopatia atua na parte osteomuscular, sistema nervoso, visceral e sistema linfático porque são estes tecidos que tem relação com o aparecimento das enfermidades.

As técnicas osteopáticas corrigem qualquer tipo de tecido, articular, fascial, muscular, tendinoso, vascular, linfático, digestivo, cardio-respiratório, uro-ginecológico e demais.

A osteopatia trata todo tipo de paciente, desde bebês, adultos e idosos.

Osteopatia – Tratamento

DSC03260A osteopatia organiza sua estratégia de tratamento baseada na Anatomia, Fisiologia e na Semiologia, desta forma se obtêm resultados rápidos, eficazes e duradouros.

Esta metodologia trabalha sobre o ser humano de forma global, restabelecendo o equilíbrio mediante técnicas manuais sobre o tecido afetado que pode ser de origem muscular, esquelético, visceral, nervoso e vascular, isto alivia, corrige e recupera as lesões de origem orgânica e do aparelho locomotor.

Na avaliação é colhido um histórico profundo do paciente sobre o motivo da consulta, desde antecedentes pessoais, familiares, e outros dados clínicos de interesse.

DSC03261Após a anamnese se realiza uma inspeção estática onde se põe em evidência alterações posturais e tóraco-abdominais, uma inspeção dinâmica onde se pede movimentos para verificar se existe restrições de mobilidade articular.

A partir destas informações aplicamos testes analíticos, para diagnosticar as disfunções do tecido correspondente ao problema do paciente.

E finalmente comparamos os nossos resultados com os exames complementares, que são RX, Tomografia, Ressonância Magnética, Ecografia, e demais exames médicos, desta forma geramos o diagnóstico osteopático.

Tatiana Fisioterapia

DSC03268Com um sistema de avaliação e tratamento próprio, a osteopatia visa restabelecer a função das estruturas e dos sistemas corporais agindo por meio da intervenção manual sobre os tecidos.

Os conceitos osteopáticos e seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo, ou seja na regulação do indivíduo como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Não esqueça de recomendar ele aos seus amigos através do Facebook e o Google. Obrigado!

Sentindo dores? Descubra o que é e como podemos lhe ajudar!

Gostou do nosso conteúdo? Ajude-nos a ser relevante, indique nossa página ao Google!
Facebook
Instagram