A Acupuntura é uma forma de tratamento milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.
Existem vários métodos de aplicação da técnica porém, o mais conhecido se dá através da inserção de pequenas agulhas filiformes, até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção, em pontos específicos do corpo, visando alívio de dor e outros efeitos locais e sistêmicos.
Pesquisas mostram que a acupuntura também age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento de diversos sintomas.
O tratamento pela acupuntura, segundo a Organização Mundial da Saúde e centenas de pesquisas científicas, apresenta benefícios no tratamento de patologias tanto agudas quanto crônicas. Como exemplo podemos citar: controle das dores/ musculoesqueléticas e articulares (lombalgia, cervicalgias, tendinites, bursites, cefaleia /enxaqueca, joelhos fracos, hérnia de disco etc), efeito antiemético (contra vômitos), promotor da imunidade, ansiolítico, antidepressivo, relaxante muscular, auxilia no controle do peso corporal, auxilia no controle do tabagismo, estética, infertilidade, impotência, insônia, diabetes, hipertensão, auxilia no controle do metabolismo de gorduras.